Dojo UENF [7]

No dia 25/05/2010 (sim, tem muito tem já, rsrs) realizamos mais um Dojo UENF. Seguimos com a abordagem do ShuryoKata, continuamos com o problema do dominó.

Nos primeiros minutos fizemos uma retrospectiva sobre a atual situação do código.

No início tivemos dificuldade em refletir sobre a modelagem corrente do problema, existiam divergências sobre como ocorreria a comunicação entre os objetos e de como organizaríamos as especificações para que pudessem refletir o fluxo de um jogo de dominó, foi neste momento que percebemos a necessidade de uma abordagem de teste de mais alto nível.

Percebemos que para continuar com esta modalidade de dojo é necessário uma ferramenta de integração que possa descrever num nível mais alto o fluxo do problema, contudo, isso fugiria completamente do objetivo do Dojo, muito mais do que já esta estávamos fugindo.

Usar o ShuryoKata foi uma boa experiência, porém, não se mostrou viável. Ninguém revisava o código antes de ir para o Dojo; nos dois primeiros o pessoal estava empolgado, mas no terceiro, quando começou a ficar grande o problema, ficou desanimador.

Assim, decidimos em retornar a abordagem convencional do Dojo, que é a que realmente funciona e se quisermos nos aprofundar em alguma coisa, faremos um Fork =)

Participantes

Retrospectiva

🙂

  • Gedit estava réupis

😦

  • A idéia sobre como implementar não ficou clara
  • Sentimos que para o problema mais complicado faltou uma ferramenta teste de aceitação
  • Pouca gente programou
  • Falatório no vermelho

Foi isso. Abraços.

Anúncios

Os comentários estão desativados.

%d blogueiros gostam disto: