Dojo UENF [5]

No dia 11/05/10 aconteceu o quinto Dojo UENF. Sempre seguimos o RandoriKata, mas desta vez propus algumas mudanças, o pessoal achou legal, e fizemos um Dojo diferente. Decidimos que vamos fazer o teste de usar esse formato de dojo como experiência. Se ficar legal continuamos a utilizá-lo, se não, voltamos a fazer o RandoriKata tradicional.

Continuamos com ruby e escolhemos fazer o jogo de dominó. Começamos definindo as regras do jogo, sem muitos problemas. Foi levantada a questão de criar uma classe peça ou não, e chegamos ao consenso de que a classe peça só teria características e não teria comportamentos, o que não caracteriza uma classe. Em um momento, pensamos em fazer um stub, mas não sabíamos como fazer. Decidimos criar o objeto real para darmos continuidade e refatorar na próxima sessão. Como fazer dublês em Ruby entrou na lista de dúvidas.
De acordo com as regras, um jogo de dominó só existe se tiverem no mínimo 2 e no máximo 4 jogadores. Decidimos então que ao instanciar um jogo, deveria ser feita essa validação e caso ela não fosse válida uma exceção seria levantada. Contudo não sabíamos como fazer isso em ruby, o que foi adicionado na lista de dúvidas e fizemos de uma outra maneira para na próxima sessão refatorarmos.

A primeira impressão de utilizar a modalidade diferente foi boa. Ficamos com a expectativa de aprendermos o que não sabíamos para aplicar no Dojo seguinte e como o problema é legal, ficamos realmente com vontade de terminá-lo o que aumenta a vontade de que chegue logo o próximo Dojo.

Galera no Dojo UENF

Participantes

Retrospectiva

🙂

  • Nível do Problema e o problema em si
  • Todos participaram
  • O problema se desenvolveu num ritmo legal

😦

  • Passaram na porta e acharam que era pascal! Porra, pascal é sacanagem!

Dúvidas

  • Dublês (mock e stub)
  • Tratamento de exceção

Valeu galera! Até o próximo Dojo!

[]’s

Anúncios

One Response to Dojo UENF [5]

  1. Pascal é osso hein xexé!!! 😀

%d blogueiros gostam disto: