Dojo UENF [1]

Desde semestre passado estávamos querendo começar um Dojo na UENF, porém, como o interesse era de poucos alunos, a ideia ficou na gaveta. Contudo, no 15º EDTED tivemos contato com o pessoal do DojoRio e nos empolgamos novamente em criar nosso Dojo. Escrevemos um projeto do Dojo e apresentamos à coordenadora do curso para não haver problemas com o auditório. Como a coordenadora gostou bastante da ideia e o auditório ficou reservado até junho, nosso 1° Dojo aconteceu no dia 30 de março!

Galera do Dojo

No total, houveram 19 participantes:

O pessoal chegou às 18h30 e antes de iniciarmos, Rodrigo fez uma breve explicação da dinâmica do Dojo. Foram apresentados dois problemas: o problema do jogo de tênis e o problema do teclado deslocado. Ambos os problemas foram explicados e o problema do jogo de tênis foi escolhido.

O problema não foi resolvido, mas a interação foi bastante proveitosa e na discussão da modelagem pudemos observar os diferentes pontos de vista. Paramos às 20h40 para fazer a retrospectiva, onde foram levantadas os seguintes pontos:

Pontos Positivos
– Mesmo sendo o 1° Coding Dojo, deu bastante gente.
– Mais um Coding Dojo para o DojoRio e para Campos
– Ruby é show!

Pontos Negativos
– Calor
– Muita gente sem programar
– O problema acabou ficando um pouco complexo
– Fazer mais babysteps
– Piloto e co-piloto falaram baixo
– Não rolou hora extra

Vimos que devido ao tipo do problema, o pessoal dos primeiros períodos teve um pouco de dificuldade em acompanhar, pois alguns nem viram orientação a objetos ainda.

A conversa paralela em alguns momentos também foi grande, pois o pessoal discutia a modelagem enquanto piloto e co-piloto programavam, e isso atrapalhou um pouco. Entretanto, o pior foi a falta do hora extra! A chuva atrapalhou e a UENF é distante de tudo! Mesmo assim, temos que ter um hora extra após o Dojo!

Em resumo, O 1° Dojo da UENF superou todas as expectativas e foi um sucesso.

Gostaríamos de agradecer ao Henrique Bastos por ter apoiado a ideia do Dojo durante o EDTED e por ter nos apoiado agora. Gostaríamos de agradecer também ao pessoal do IFF e a todos que compareceram!

Todas as fotos
Código

Valeu pessoal!

Até o próximo Dojo!

Anúncios

Uma resposta para Dojo UENF [1]

  1. Israel disse:

    Perfeito!!

    Parabéns!

%d blogueiros gostam disto: