Coding Dojo Campos[6]

Problema: Forca

Linguagem: Ruby

Relato: Ao começar o dojo, tivemos uma pequena votação para escolher o problema. Acabamos por escolher criar um Jogo de Forca(sim, aquele todos jogaram com os colegas de sala no ensino fundamental quando a professora saía da sala por muito tempo). Em um primeiro momento começaram Mário Jorge e Mariana, no estilo Randori. A linguagem escolhida para o desenvolvimento do jogo foi a Ruby. No inicio tivemos uns problemas com o RSpec, mas que foram resolvidos rapidamente. Criamos uma clase JogodaForca onde deveria ser a engine do jogo. Tivemos um problema com o o método rand do Ruby, que nos fez empacar um pouco. Acabamos utilizando o esquema de open classes e definimos o metodo rand para a nossa classe nos testes. Nesse meio tempo um dos nossos amigos não se sentiu bem, e tivemos que encerrar porque ele era o dono do notebook que estávamos usando no Dojo. Ao final percebemos que reescrever o método rand não era uma boa idéia pois, algum métodos não sofriam a alteração e continuavam a usar o método rand da classe Kernel do Ruby.

Participantes:

Retrospectiva:

Foi legal:

  • Muita gente
  • Recursos novos do RSpec (matchers)
  • Galera participou, palpitou
  • Estamos aprofundando \o/
  • Discussão sobre mock

Não prestou:

  • Todo mundo atrasado
  • Vários não programaram
  • Problema andou pouco (randômico 🙂
  • Bagunçou um pouco

Foto Oficial do dia 10/03/2010

O código está no github: http://github.com/hugobr/DojoCampos/tree/master/2010_03_10/

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