Backlog do DojoRio

Já temos dojo no Rio e em Niterói (e idéias de fazer mais um em outro dia da semana), um dojo em Campos e já tivemos dojo até em Orlando. A comunidade está crescendo, e a gente precisa de algumas coisas para garantir que o dojo possa continuar sem depender de ninguém. Precisamos de documentação e ferramentas que permitam que qualquer um possa começar um dojo em qualquer lugar, dependendo só da própria vontade.

Em conversas com o pessoal, conseguimos fazer uma lista de algumas coisas que ajudariam muito na hora de preparar um dojo e evitariam a demora, sempre presente nos reviews como algo a melhorar. A idéia é discutir as propostas e que cada um ajude a fazer o que puder. Vou tentar descrever brevemente as tarefas nos próximos parágrafos.

Apresentações sobre dojo

Nada demais, é só colocar as apresentações que já temos sobre o dojo aqui no site, disponíveis para usarmos quando tiver alguém novo no dojo, ou então pra quem encontrar o site saber um pouco mais sobre o que fazemos.

Vídeo sobre o dojo

A intenção é mais ou menos a mesma de colocar as apresentações aqui. Divulgar o dojo e mostrar nossos objetivos, além de explicar como funciona uma sessão, só que com imagens em movimento pra prender a atenção do sujeito que estiver assistindo.

Dojotools para Windows

O dojotools tá funcionando já, mas para usa-lo no windows ainda é necessário instalar o python e o pygtk. Queremos criar um executável, de preferência que funcione sem precisar instalar nada.

Guias sobre como preparar os ambientes

A história é sempre a mesma: quando queremos dojo em Ruby, não tem ninguém que saiba usar o rspec, quando queremos em Java, ninguém sabe o que fazer. Daí surgiu a idéia de preparar guias que expliquem passo a passo como preparar um ambiente de programação usando TDD em todas as linguagens que pudermos. Esses guias podem ficar aqui no site e ajudar não só nos dojos, mas também quem quiser começar a usar TDD em sua linguagem favorita e não souber como.

Distribuição linux do dojo

Outra coisa totalmente excelente™ seria ter um ambiente pronto para usar quando quisermos. A solução que encontramos é criar uma distribuição linux que seja inicializável por um pen-drive ou por um cd. Queremos poder fazer um dojo em Python, Ruby, Java, Javascript, C, PHP etc, usando o dojotools, e com editores de texto já configurados, para não perdermos tempo. Basicamente um dojo instantâneo…

Outras sugestões são mais do que bem vindas. Isso foi o que levantamos até agora.

Quem puder ajudar com alguma coisa, faça. Se não puder fazer sozinho, peça ajuda ou dê sugestões na nossa lista de e-mails, ou aqui nos comentários, só não fique parado!

Anúncios

Uma resposta para Backlog do DojoRio

  1. Rodolfo disse:

    Tem um vídeo sobre o dojo que gravamos em Agosto/2009.

    E um outro que o Álvaro compilou a partir de umas fotos minhas:

    http://blog.justen.eng.br/2009/10/video-do-dojorio.html

    Estes e outros podem ficar uma sessão “videos” aqui no site/blog!

%d blogueiros gostam disto: